Como sabemos, a maioria das farmácias brasileiras realizam suas compras com distribuidores por estímulo de reposição de estoque, ou seja, só efetuam uma nova compra da distribuição quando vendem seus produtos para o consumidor final.
Tendo em vista esse cenário, observa-se que um dos principais desafios dos distribuidores é o de estimular o seu time de vendas a aproveitar o momento de reposição de produtos da farmácia para realizar um complemento de venda, ou seja, vender outros produtos que não estão naquele pedido padrão e, consequentemente, aumentar o mix e o ticket médio.
Quando nos deparamos com este cenário aqui na Nexfar, nos questionamos: “poxa, se mesmo na venda presencial — momento no qual o vendedor está cara a cara com o cliente e pode usar o relacionamento para alavancar vendas adicionais — isso é um desafio, como iremos estimular as farmácias que estão comprando remotamente a não só reporem seus estoques, mas também comprarem outros produtos?”
Realizamos alguns testes A/B e descobrimos que: quando você classifica sua vitrine de produtos no e-commerce e/ou pedido eletrônico com produtos aderentes e alinhados aos hábitos de consumo do seu cliente, a taxa de conversão em novos produtos tende a ser maior. Juntando essa vitrine personalizada ao cadastro de promoções escalonadas (quanto mais o cliente compra, mais desconto ele tem), o resultado é um crescimento de mais de 30% no mix de produtos e de até 50% no ticket do pedido, uma vez que você está facilitando a busca de produtos-chave para aquele cliente e trazendo uma sensação de ótimos preços em produtos que ele vende bem, mas, muitas vezes, nem precisava comprar naquele momento.
Hoje sua plataforma digital entende o perfil de compras do seu cliente para ajudá-lo a comprar mais e melhor com sua distribuidora?
Se não, fale com nosso time, nós iremos entender sua realidade, te ajudar a vender ainda mais através do canal de vendas digital e conectar você com a melhor plataforma de vendas do mercado farma.